terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pedagogia my ass... Alçada...

Tendo em mente todos os subúrbios degradados de Helsinquia, as minorias ostracizadas na Finlândia, os problemas de integração, os guetos, a violência familiar, a falta de apoio da comunidade, etc., não percebo como a Finlândia tem tão bons resultados na educação!
Pelo contrário, tudo o que atrás se disse não existe em França nem em Portugal, países com uma integração modelo das minorias, sem guetos, sem violência suburbana, etc., etc. Logo porquê, porquê, porquê logo França e Portugal são os países que mais chumbam alunos!
Eu vou falar-vos daquele famoso estudo em que se gritava ao passarinho: "Voa, passarinho!" - e ele voava. Aí cortavam-lhe as asas e repetiam: "Voa, passarinho!" - e ele não voava. Conclusão: "Os pássaros ouvem com as asas!"
Tal qual comparar Finlândia com Portugal. Aliás, a entrevista no Expresso tem uma décalage interessante: no entremezzo 1º põe: "países nórdicos não chumbam/França recordista de chumbos"; a seguir a bomba: "medida ineficaz", com um raciocínio à pássaro; depois o ataque do gavião: "chumbos custam 600 milhões de euros". Eh, eh, eh...
Pedagogia my ass...

1 comentário: