quinta-feira, 17 de março de 2011

Que fazer com esta mão esquerda?

Agora vou-vos aqui dizer porque não fui à manifestação "à rasca": porque não tive tempo, primeiro. Segundo, porque não quis ir a uma manifestação onde coincidisse com pessoas como a realizadora Raquel Freire, que, sobre as declarações de Cavaco diz: "Há um Portugal que ficou preso antes de 1974, pequenino, mesquinho, amedrontado, e um Portugal novo, que teve acesso a estudos e que já cresceu em liberdade. Para este Portugal, a defesa da guerra colonial e de uma missão patriótica é uma ofensa muito grave".
Passando por alto que eu não acredito muito nessa coisa das "missões patrióticas" - mas que as há, há... - o Portugal de antes do 25 de Abril produziu TODOS os génios que Portugal teve no século XX, nas mais diversas áreas, de Jorge de Sena a Orlando Ribeiro, desde Vitorino Nemésio a Vieira da Silva tenham ou não fugido, sido exilados, e pour cause digo eu que hoje Portugal é um País falho de génio. Não há nem um para amostra, talvez com a excepção de um, dois poetas...
Por outro lado, é o Portugal de depois do 25 de Abril, estudioso e letrado, ou pelo menos alguns elementos desse Portugal, que o tem/têm tomado de assalto e levado a esta desgraça em que estamos... senão, que idade tinham José Manuel Durão Barroso, José Sócrates, António Vitorino, António Costa, etc., no 25 de Abril, ou até para sermos mais... assertivos, que idade tinha Rui Pedro Soares? Era sequer já nascido?
Amiga Raquel, que bom foi não termos coincidido na manifestação, ...!

Sem comentários:

Enviar um comentário