quinta-feira, 17 de março de 2011

E termino (infelizmente) citando Mário de Carvalho...

...que refere, a propósito de Cavaco: "Ele próprio fez parte de um conjunto de portugueses conformados e, posso mesmo dizer, que colaboraram, de forma passiva, com um dos regimes mais sinistros que houve na nossa História."
Mário de Carvalho, militante antifascista que viveu exilado até o 25 de Abril, e tiro-lhe o meu chapéu pelo facto, não consegue evitar aqui o complexo de superioridade que é intrínseco ao comunista que (ainda) é: "eu estive lá, eu resisti, eu vivi exilado! E tu, pequenino português? O que fizeste tu? Ao não fazer nada, colaboravas, era o que era, e foi!" Os comunistas sempre viram os que o não eram como colaboracionistas! Crime mais vil...
Eu, filho se calhar sem saber de um conformado e de um colaboracionista, vou já mudar de apelido para passar a chamar-me... Guilherme Carvalho, isso, isso, assim me permita o ilustríssimo, fora o mais um grande escritor.
Esta coisa dos dois Portugais já me anda a foder o juízo, porque de Espanha - o tal país que é dois - não sabeis da missa o intróito, e nem a nossa direita foi tão assassina nem a esquerda tão mártir assim, perdoem a correcção e a falta de respeito. Pessoas como Mário de Carvalho (que pena, amigo, é que escreve tão bem...) nunca perceberão, para o bem e para o mal, o Portugal do meio que no meio vai ficar e pronto, sendo tarefa nossa - de todos nós... - que esse meio seja um pouco melhor, um pouco mais alto, um pouco mais amplo... e com vistas!

Sem comentários:

Enviar um comentário