domingo, 5 de dezembro de 2010

A temperança está pela hora da morte...

Os tempos não estão para os moderados.
O meu amigo Obama, como tinha pouco com que se entreter, apanhou agora com esta história dos Wikileaks, 250000 documentos disponibilizados ad hoc na rede e cuja publicidade objectivamente... não beneficia ninguém. Engana-se quem considera este caso um novo Watergate ou parecido. Não é. Estamos a ser inundados com "sobre-informação" - e a ideia é criar a ilusão de que "são todos iguais". No fim disto tudo, já sabemos quem ganha. Pacheco Pereira hoje analizava adequadamente esta questão no Público. Wikileaks não é jornalismo, está muito antes disso. É sim um despautério.

Por outro lado, Zapatero e Rubalcaba levaram em cima com a greve selvagem dos controladores aéreos em Espanha, este fim-de-semana. Aqui em Portugal o mais selvagem que tivémos nos últimos anos foi uma "greve" a uns exames ali para os lados de Guimarães... Como este fim-de-semana acumulava em Espanha com o feriado da Constuição, uma famosa "ponte" propícia para férias, bingo!
Ser controlador aéreo deve ser uma profissão muito especial, não duvido, eu já vi alguns filmes de Hollywood onde o tema era versado, certo? De qualquer forma... foder as mini-férias a dezenas de milhares de compatriotas e ainda por cima em tempos inciertos, ie, de crise e onde uma pequena alegria tanto se pede... não é de homem, é de bestas irracionais!
As versões divergem sobre se Zapatero ainda vive mas está moribundo ou se já está morto e enterrado e o que se vê nas TV's é um duplo bem treinado. Helás, Rajoy, as eleições são só em 2012... e um duplo se bem treinado por definição não morre. O espaço aéreo espanhol está neste momento aberto e a normalizar sob comando militar.

1 comentário:

  1. Los controladores aereos en España cobraban una media de 350.000 euros anuales. Hacían, de media, la friolera de 600 horas extraordinarias por años, pagadas a 500 euros brutos la hora...hagan sus cuentas. Son los que más ganan de Europa y los que menos rinden en su trabajo (claro, España, así nos va de puta madre).

    Vino Pepiño Blanco, ministro de fomento (que parecía tonto y al final va a ser el más listo y válido de todos; y además es de Lugo!) para decir: "señores, se acabaron estos privilegios, pasan a tener un horario con un máximo de 80 horas extra al año y a ganar sólo una media de 200.000 euros anuales..." Sólo.

    Para ser controlador aereo se necesita:
    -Tener el bachiller (osea, estudios hasta los 18 años)
    -Pasar un test de inteligencia
    -Pasar un examen de inglés
    -Una entrevista personal -> aquí es donde la mafia de los controladores colocan a sus amigos, porque son ellos mismos los encargados de la selección de nuevo personal. Tócate los cojones.

    Superadas estas pruebas tienes que hacer un curso de 6 meses y ya eres controlador. En 6 meses ya sabes el oficio, fíjate tu lo jodido que debe ser el tema. Haz cuentas de cuanto tiempo necesitaste tu para ser médico especialista, con la misma o más responsabilidad que un controlador, con la misma o más ansiedad en el trabajo, para ganar menos de una cuarta parte que esta gentuza. Si ellos gana ese dinero, cuánto tenías que ganar tu?

    Grande abraço!

    ResponderEliminar