quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PISA não é mais do que uma torre que sempre inclina para o mesmo lado...

Estamos tão contentes com os resultados do inquérito PISA da OCDE sobre a educação dos nossos filhos... não estamos?
Eu não estou. Será uma coisa pessoal...

Não consigo convencer a minha filha da real utilidade das merdas que lhe ensinam na escola. Verdade se diga que com os livros que ela apanha em cima, eu próprio convenço-me pouco. Resta-me aquela mensagem subliminar: "continuas a estudar ou queres já ir praticando a tirar cimbalinos?" e pode ser que assim a consiga convencer...
A nossa escola pública é árida, pouco inovadora, sobrecarregada de teorias cuja utilidade "pre-universitária" não é discernível para o aluno dito "normal". Não estimula a originalidade ou o empenho expontâneo e diferenciado. E também é pouco exigente. E assume que via outras rotas complementares - vulgo ATL's, explicações, whatever - tudo o que é mal explicado pelo material de ensino e pelo prelector/a ficará tipo cristal da Boémia aos olhos do aluno/a, de forma a que as notinhas - a avaliação - cheguem a bom porto. Querem melhor? Há uma lista de Colégios a VENDER boas notas à sua disposição na Internet...
Sobre isto o inquérito PISA não fala.
E isto sim, preocupa-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário