domingo, 8 de maio de 2011

A forma e o conteúdo.

Muitas vezes é dito que não importa a forma porque o mais importante é o conteúdo. Eu acho que não.

Quando da discussão sobre o PEC IV foi argumentado que, independentemente de o governo Sócrates não ter sido correcto na discussão do conjunto de propostas com o Presidente da República e a oposição, as propostas eram boas, as adequadas, e portanto, deviam ter sido aprovadas em sede de Assembleia da República. Hoje sabemos que elas não serviam para nada e que tudo - isto é, o FMI - estava à distância de uma nega da banca portuguesa. De qualquer forma, a forma de proceder foi a errada, ao denotar um estilo, uma prática, uma lógica de democracia que não é para premiar mas sim,  e espero que assim aconteça, para punir em eleições.

Assisti há dias à presença de José Sócrates no 5 para a Meia-Noite. O Alvim, de tão reverente, parecia o Mandatário do PS para a Junventude. Sócrates, explicitamente de blazer, calça de ganga e camisa escura, era e foi a perfeição da forma - ele é efectivamente um exímio comunicador, no seu estilo. Lembro aqui porém que não nos podemos esquecer do conteúdo. E aqui o conteúdo é um passado, longo de cinco anos. O nosso conteúdo é sempre o nosso passado. O que fizémos são as nossas credenciais no presente. Neste caso a forma não pode desculpar o conteúdo. E este fede.

Este PS pre-eleitoral de Sócrates - sim, ele ainda é o secretário-geral, ele não irá embora por passes de magia depois das eleições, independentemente do resultado... - quer fazer-se de esquerda, quer fazer-nos querer que nos defende e nos defenderá como não aconteceu nem está a acontecer neste preciso momento!

A forma e o conteúdo. A fazer o que é preciso fazer, fazê-lo bem feito, e com a democrática elegância de respeitar o outro, o igual que discorda. E a saber de alguém que tem a solução que procurámos por muito tempo e sem sorte, saudar esse alguém e ceder o lugar, ceder o lugar. Ainda antes, se calhar, de irmos a votos. Mas isto seria outro mundo que não o nosso português em que nos encontramos.

Sem comentários:

Enviar um comentário