sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Por fim

- Casa Pia


Talvez seja este o mágico poder da nossa justiça: conseguir, depois de milhões de recursos, lapsos e outras fintas, chegar à conclusão inesperada (?) de que, afinal, todos os arguidos são bons rapazes e se há maus rapazes, neste processo, esses são, de certeza, os outros, os que eram menores.

Não me espantaria, por isso, que depois de milhões de acusações, reconstituições, lapsos, adiamentos e outros acontecimentos, estejamos muito perto da decisão correcta: a absolvição de todos os suspeitos e a condenação de todas as vítimas.

Na verdade, quem é que nos diz que as coisas não se passaram precisamente ao contrário? Porque não fizeram as “mesmas” inspecções corporais aos dois lados da barricada?


- Chinesices


Talvez daqui a uns tempos tenhamos direito a pagar os mesmos impostos que os chineses têm pago, por aqui. Se o presidente da China deixar, claro.

Com esta visita presidencial, estreitaram-se as relações e estreitou-se o nosso país que fica na fotografia como a sopeira parola do gigante amarelo, a quem mostrou os bolsos vazios e as mãos cheias de talões, recibos e facturas por pagar.

Se viessem mais depressa, talvez ainda pudessem ter assistido à aprovação do orçamento, embora sem terem, ainda, direito a voto.


- Por fim


Seria importante ouvir da boca de um político qualquer, que a vida não se esgota no dinheiro e na economia, mas pode finar-se, irremediavelmente, na tristeza imensa que os nossos governantes e oposições fazem questão de semear nas declarações, ameaças e arrogâncias politicamente sensacionalistas e correctas.

Ora, tudo isto, misturado com as elevadas doses de pessimismo que as televisões e rádios apregoam, dá um resultado diabólico e perfeitamente desnecessário.

Esperemos que os nossos (do Estado) incumprimentos financeiros e a nossa queda para não funcionarmos em termos de justiça, não nos arranjem uma obrigatoriedade de começarmos, um destes dias, a sermos todos uns “made in china”.


Nelson Ferraz in "Maia Hoje",12.11.2010

1 comentário: