quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Primeiro de Dezembro.

Que seja Duarte Pio a tentar fazer justiça a uma data é um desvio de forma. O Primeiro de Dezembro não é um feriado monárquico. O Primeiro de Dezembro comemora o começo da nossa história Moderna, com todo o seu atraso...

Não me lembro que História de Portugal, escrita por autor estrangeiro, começava esta em1640. Neste ano foi negada a Espanha a unidade pensinsular, firmando-se a excepção portuguesa contra o peso castelhano. Esta afirmação não tem nada de xenófobo, ninguém mais do que eu gosta de Segovia, de Burgos, de Palencia. Esta afirmação é um facto histórico, e só. Pouco depois aconteceria o Brasil e ao lado Angola, pilares - sobretudo o Brasil . na nossa história por séculos. E assim, as datas fundamentais civis portuguesas são o Dez de Junho, afirmação da nossa grandeza/sobrevivência pela comemoração da morte de um Homem, e o Primeiro de Dezembro. Datas mitificadas no século XIX, século de todos os mitos.
A um outro nível, mitos recentes, o par Vinte e Cinco de Abril e Um de Maio, datas às quais ainda devemos esforçarmo-nos por dar uma lógica, um sentido, a cada ano que passa.
Feriados  religiosos? Sexta-Feira Santa, Dia de Natal. e só. Domingo de Páscoa é domingo... Com o primeiro dia do ano, totalizamos sete feriados sete. E prontos, vamos lá ao trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário