segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Olha mais Cavaco!

E pronto, lá temos Cavaco para mais quatro anos!
Hoje de manhã, no meu velho fato de treino, e antes de ir inventar que corro para a Quinta do Covelo, lá fui votar à escola do bairro do Carvalhido. Ultrapassei com ligeireza um grupo de para aí uns vinte cidadãos cheios de vontade de votar mas que, fruto do seu cartão de cidadão última geração, não sabiam onde deviam votar. Eu, como o meu velho BI e o ainda mais velho e ratado cartão de eleitor, em dois minutos estava cá fora.
Nesta eleições só houve um vencedor, que me perdoem, embora à condição. Esse vencedor chama-se Fernando Nobre. Vamos acreditar que a sua candidatura não foi um bypass soarista. E não vamos esperar demasiado de um homem que parece bom, que fez pelo país e pelo mundo mais - a AMI - que qualquer um dos outros candidatos alguma vez fará, mas que no discurso e no gesto político, com frequência se perde e não sabe por onde ir.
Manuel Alegre soube perder. O vate, possuidor de um olho em terra de cegos, utilizou palavras justas para assumir uma derrota que é sua mas também dos partidos que (mal) o apoiaram. Dizer como dizem que este resultado é um sinal em contra um futuro entendimento PS-BE é mal perceber que este resultado foi sobretudo um voto contra este PS e um candidato que acabou por se amarrar bastante a este PS-que-é-um-desastre-em-governando. O BE está à espera de um PS mais Seguro...
Cavaco Silva ganhou como esperado. Mas o caso SLN/BPN não está esquecido: comprar acções a preço de saldo porque pertencemos ao milieu é afinal apenas mais do mesmo, e Cavaco acaba por sair algo fragilizado desta campanha, a sua última. A piada sobre as obras na vivenda Mariani apenas vem lembrar que esta é (e tem por nome) um estrupício, pouco melhor que as casas que Sócrates projectou na Covilhã. Bendito país que tem estas cúpulas, bendito país. Sim, é verdade, eu também não gosto da poesia do Alegre.
O Coelho teve 38% dos votos na Madeira. What can I say?
Houve 53% de abstenções...
E dizem que nos próximos quinze dias oficializa-se a vinda do FMI...

Sem comentários:

Enviar um comentário