sexta-feira, 29 de março de 2013

Nem uma palavra sobre Portugal mas, está aqui tudo.

Nesta carta de George Soros o algoritmo do problema europeu está completamente enunciado. É já de Outubro do ano passado e não fala nem um bocadinho de Portugal. Mas nós estamos ali. A solução apontada? A saída da Alemanha do euro.

Sócrates voltou, para mal dos nossos pecados.

Pela primeira vez estou a usar o Google Chrome. Ao abrir o Blogger ele avisou-me que a página estava em galego e perguntou-me se eu queria traduzir - para português. Basta isto para demonstrar como este mundo está louco e perdido.

Sócrates voltou e - pasmem! - está na mesma. Gente com quem eu simpatizo como o João Galamba - nice haircut! - fogem ao comentário dizendo que é um político "preparado como poucos". Este é o drama deste país: Sócrates governou-nos aquele tempo todo porque estava "preparado como poucos". E para quê? Para enganar-nos, iludir-nos, despertar em nós o verdadeiro europeismo a saber: a cobiça, o individualismo, o egoíosmo, o "que-se-trame-ele-que-eu-cá-fico". Quando das eleições em que defrontou Manuela Ferreira Leite, uma senhora feia, mandona e depressiva com uma folha governativa discutível - a escolha popular foi óbvia - há que votar no rapaz bonito, que corre, chispa nos olhos, e que promete mundos e fundos - mundos que nós descobrimos, fundos que não acabarão nunca. O Sócrates fodeu-nos bem fodidos e em passo de corrida.

É difícil descortinar quem é o mais incompetente, se Sócrates se Passos Coelho. Sobre este vêmo-lo... "menos preparado". Calha que, infelizmente, Sócrates foi primeiro-ministro, Pedro Passos nunca o foi, nem está a ser. A governação é bicéfala - Vitor Gaspar e Miguel Relvas. Cada ministério vai em roda livre até onde a rédea curta de Gaspar o permitir. E o resto nem é conversa porque Passos nem boa companhia de mesa deve ser. Não é por ele que Massamá vai passar a estar no mapa.

Sócrates voltou e foi muito mau que voltasse. O lento reerguer de cabeça do PS terminou aqui ou pelo menos foi adiado por um semestre ou mais, consoante Sócrates volte à carga - e vai voltar. Este golpe, orquestrado nem que subconscientemente por Miguel Relvas, foi de mestre. Dentro desta moda de ter políticos a comentar a política - ou seja, de não haver comentadores políticos - o PS ofereceu agora as pratas da casa: 1º Jorge Coelho, agora Sócrates. Juntos fizeram mais mal a este país do que dez pragas de gafanhotos. A única coisa boa talvez seja um discípulo aplicado deles (Rui Pedro Soares) ir devolver Os Belenenses à 1ª Liga.

É fácil criticar a Alemanha, uma vez mais. Mas também é justo. Há cinquenta anos alguém disse "Ich bin ein berliner". Hoje era tempo de Schlaube ou Merkel deslocarem-se a Nicosia e declararem-se cipriotas.

quinta-feira, 28 de março de 2013

e por falar em audiências...




que tempos estes!...
um papa, um ex-papa, um primeiro ministro, um ex-primeiro ministro...
... bem, o ex-papa ainda não chegou a acordo com a RTP, mas...