domingo, 19 de fevereiro de 2012

Um dia destes

Um dia destes vai valer mesmo tudo, incluindo a remoção de globos oculares.

Baltasar Garzón

O juiz Baltasar Garzón deve ser das pessoas mais perigosas de Espanha. Não percebo como não está preso. O máximo que conseguem é impedi-lo de trabalhar, ou parecido, e isto porque com certeza é um tipo muito influente. E, no entanto, foi ele que perseguiu Pinochet por cima da anestesia internacional, foi ele que lembrou que na Guerra Civil espanhola muitos morreram dos dois lados mas que o regime derrubado era legal e depois da guerra matou-se ainda muito maise só num lado, por isso o verbo "pasear" não é um verbo alegre do outro lado da fronteira, foi ele que pôs em sentido a violenta trama de corrupção que os tempos de Aznar e os seus sequazes autonómicos tinham montada a asfixiar Espanha - e que, infelizmente, no essencial segue.

Ele há pessoas assim, exemplos na vida real de Dr.Jekyll e Mr. Hyde, felizmente os juízes espanhóis outros, os menos mediáticos, os que trabalham na sombra, descobriram tudo, mesmo tudo - e também teriam tratado do Pinochet e do Franquismo e do PP não fosse ser Baltasar Garzón lesto e sedento de protagonismo, não fosse estes juízes estarem sempre ocupados com outro tipo de justiça mais cinzenta, opaca, aborrecida...

Baltasar Garzón não será completamente inocente. Mas... comparado com don José María Aznar...

A queda de Baltasar Garzón mostra que a doença espanhola sempre terá tintes de maior dramatismo que a portuguesa. A queda de Baltasar Garzón foi ouvida em New York, em Tóquio, em Santiago de Chile. Estranho a unanimidade dos sete juízes. Estranho mais ainda o silêncio ensurdecedor do PSOE.

Este continua a ser o ano de todas as tristezas. Precisávamos de um Baltasar Garzón a reescrever a história e o presente de forma a que ele e ela se aproximassem mais da verdade e do que é correcto. Afinal, apenas ganhámos um mártir.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

da insanidade




quando um ser humano está sujeito a estas situações de indignidade
que outro ser humano resolve promulgar…
é porque todos os mecanismos sociais e morais que costumam
suportar os quotidianos das pessoas falharam vergonhosamente
numa catadupa de decisões obscuras, frias e austeras
onde a insanidade consentida tem lugar cativo.

proíbam os bebés de usar fraldas
proíbam as dentaduras, os óculos, as bengalas
proíbam  as perucas, as lacas, os sabonetes
proíbam as pastas de dentes, os lavatórios, os bidés
proíbam os guardanapos, as toalhas, os toalhetes
que os tempos não estão fáceis.

e subam, outra vez, os impostos
e subam, mais uma vez, os impostos
e subam todos os impostos
que os tempos não estão fáceis.

a insanidade é uma coisa fantástica:
ganha eleições, governa pessoas e tem uma voz
escancaradamente surda e grosseira.

quando um ser humano está sujeito a estas situações de indignidade
que outro ser humano resolve promulgar…
é porque existe a certeza de que tudo é passageiro
e de que essa gente
tem sempre lugar garantido
na rua ou num hospício.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Ressonância, o pipo e a portuguesa pieguice.

Fui levantar um CD contendo exames de imagem à recepção do local onde trabalho. Não fardado - ah, esta minha costela militar... - recebi um papelinho, pois a máquina das senhas tinha avariado, e esperei pela minha vez, sendo eu o 52. Mostrei o BI para me identificar, embora a administrativa sorridente me dissesse: "eu conheço-o!"; "não se sinta obrigada!", retorqui, e vai daqui fez-se uma curta mas amena conversa, debruada pelo pagar de 2,46 euros pela cópia dos exames.
Pois resulta agora que todas as isenções de taxas moderadoras são enganosas até prova em contrário. Logo estão a ser pedidos aos médicos hospitalares - que seguem doentes mais complicados - centenas de relatórios, já que a possibilidade de isentar foi retirada ao Hospital e centralizada no Centro de Saúde. Portanto, o médico de família é o ser mais idóneo para isentar. Como não se lembra das doenças do seu reséau de enfants malades, 'bora pedir relatórios, que dois meses sem isenção são uns milhares - digo, milhões de euros que poupa o estado - todos nós. Pelas minhas partes, já de si tocadas, muito obrigado.
Mas a afluência aquele gabinete de apoio ao utente tinha ainda mais uma razão: as próteses "PIPO". Todos já leram sobre o embuste das próteses mamárias PIP. A "minha" santa casa também coloca próteses mamárias, na exacta medida que a Oncologia as "induz" e pede. As portuguesas estão agora todas em pânico, não terão levado com uma "PIPO" e depois arrebenta-lhes o sucedâneo de mama...

É, as portuguesas e os portugueses são uns piegas, uns flibusteiros, uns ignorantes e mais, não têm sentido de humor o suficiente para aguentar este Primeiro-Ministro que nos caiu em cima no Ano da Graça...