segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Marcas


Pouco tempo depois de Abril, ficámos no meio da rua.
Já não me lembro muito bem, mas parece-me que passámos rapidamente da direita para a esquerda e ficámos algures, como uns peões parolos, borradinhos de medo só porque não havia protecção na jornada que o trânsito impunha.

Agora, parece-me que estamos, às cegas, a tentar buscar as marcas da direita sem percebermos o perigo.


Nota:
Esta foto foi tirada algures entre São Mamede de Infesta e o Alto da Maia, próximo da Milaneza. Este desleixo tem meses!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Olha mais Cavaco!

E pronto, lá temos Cavaco para mais quatro anos!
Hoje de manhã, no meu velho fato de treino, e antes de ir inventar que corro para a Quinta do Covelo, lá fui votar à escola do bairro do Carvalhido. Ultrapassei com ligeireza um grupo de para aí uns vinte cidadãos cheios de vontade de votar mas que, fruto do seu cartão de cidadão última geração, não sabiam onde deviam votar. Eu, como o meu velho BI e o ainda mais velho e ratado cartão de eleitor, em dois minutos estava cá fora.
Nesta eleições só houve um vencedor, que me perdoem, embora à condição. Esse vencedor chama-se Fernando Nobre. Vamos acreditar que a sua candidatura não foi um bypass soarista. E não vamos esperar demasiado de um homem que parece bom, que fez pelo país e pelo mundo mais - a AMI - que qualquer um dos outros candidatos alguma vez fará, mas que no discurso e no gesto político, com frequência se perde e não sabe por onde ir.
Manuel Alegre soube perder. O vate, possuidor de um olho em terra de cegos, utilizou palavras justas para assumir uma derrota que é sua mas também dos partidos que (mal) o apoiaram. Dizer como dizem que este resultado é um sinal em contra um futuro entendimento PS-BE é mal perceber que este resultado foi sobretudo um voto contra este PS e um candidato que acabou por se amarrar bastante a este PS-que-é-um-desastre-em-governando. O BE está à espera de um PS mais Seguro...
Cavaco Silva ganhou como esperado. Mas o caso SLN/BPN não está esquecido: comprar acções a preço de saldo porque pertencemos ao milieu é afinal apenas mais do mesmo, e Cavaco acaba por sair algo fragilizado desta campanha, a sua última. A piada sobre as obras na vivenda Mariani apenas vem lembrar que esta é (e tem por nome) um estrupício, pouco melhor que as casas que Sócrates projectou na Covilhã. Bendito país que tem estas cúpulas, bendito país. Sim, é verdade, eu também não gosto da poesia do Alegre.
O Coelho teve 38% dos votos na Madeira. What can I say?
Houve 53% de abstenções...
E dizem que nos próximos quinze dias oficializa-se a vinda do FMI...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Abaixo de 'Mínimo' é o quê?

Desde o início deste ano o transporte dos doentes cujo rendimento exceda o salário mínimo nacional deixa de ser pago pelo Serviço Nacional de Saúde.
Não discuto o excesso de transportes de pessoas doentes que o Estado - que, como sabemos, infelizmente, não somos 'todos nós'... - paga. Acho sim um absurdo colocar a fasquia no salário mínimo nacional.
Vale tudo? Vale, efectivamente vale.
Mais do que faltar a consultas, um evento ocasional, o que se compromete é uma variada panóplia de tratamentos prolongados cuja frequência, porque diária, dia-sim-dia-não, ou equiparado, implicará ao doente num mês um esforço financeiro que pode ser quase comparável a, eu que sei, meio salário mínimo ou mais...
À força de muito se usar há palavras cujo sentido original se perde. Às vezes vale a pena lembrar-mo-nos que a palavra 'mínimo' assume a impossibilidade digna de algo abaixo de.

domingo, 16 de janeiro de 2011

sábado, 8 de janeiro de 2011

Até porque...

as Presidenciais estão tão aborrecidas... ou o caso BPN/Cavaco surpreende? Ou o caso Cavaco/BPN faz do nosso Presidente mais ou menos do que aquilo que é, um hirto homem feito um hirto Presidente? Sujeito e objecto de um pequeníssimo favor entre os milhares de favores que construiram a teia de aranha que hoje asfixia a saúde democrática e económica e financeira deste país? O Sampaio teria feito igual, então o Soares, um "amigo", ou "ami", como queiram, por definição... idem aspas.
Isto está mesmo tudo mal, não é?

2011: mais do mesmo? Não, pior...

Bom, sim, mais do mesmo mas bem pior, por isso diferente, por isso não... Hoje era primeira página nos jornais espanhóis o efeito de contágio da nossa dívida sobre a dívida espanhola, pois um terço da nossa dívida pertence a bancos espanhóis...  A mesma notícia merecia a página 24 no Público, com o acrescento de estarmos a tentar vender directamente aos chineses. Isto já deu o que tinha a dar, parece a todos. Venha o FMI. As eleições para o Presidente? Bah... Quando sai Sócrates? Bah, duplo bah...
O importante é saber que ministro das Finanças vai negociar com o FMI os cortes adicionais que vamos todos sofrer, de forma a deflectir um pouco os dentes ao lobo...

Por falar nisso, ó espanhóis (ie, Santander, BBVA, etc.), claro que vai haver contágio, mas, olha, não comprassem...